Apesar da difícil pronúncia, a Spätburgunder já é uma uva conhecida nossa, proveniente de outras terras. Esta uva é a Pinot Noir alemã. Aqui, um pouco mais leve e com caráter terroso/mineral que na vizinha Borgonha. Este vinho é elegante, delicado, com notas de frutas vermelhas e uma acidez que nos estimula a pedir a segunda taça... ou quem sabe a segunda garrafa.
As uvas são colhidas no melhor ponto de maturação, com varias passagens nos vinhedos. Na vinícola as uvas são desengaçadas e o mosto passa por maceração a frio por 12 horas. A fermentação alcoólica ocorre de forma espontânea com leveduras indígenas e pode durar até 6 semanas. Posteriormente o vinho tem seu amadurecimento em barricas de carvalho, sendo 30% novas, 30% de segunda passagem e o restante em barricas de terceira e quarta passagem. O vinho não é filtrado, portanto pode ter formação de borras.
A depender do lote, entre 15 e 18 meses de estagio em barrica
Este delicado Pinot combina com pratos de cogumelos, embutidos, desde que não sejam demasiadamente condimentados. Experimente combiná-lo com um risoto de cogumelos frescos, panceta de porco fresca, alho e algumas ervas. Fica uma delícia!
Baixar informações como PDF
Baixar imagem