Em condições ideais de temperatura e humidade nas caves de envelhecimento, aparece o véu de "flor", que paira sobre a superfície do vinho, protegendo ele do oxigênio e dando a ele novas nuances de complexidade, como acontece com os Finos de Jerez. Notas de maças maduras, camomila, amêndoas e notas salinas aparecem em novas camadas de aromas e sabores. Um vinho muito especial, com toda o frescor de uma das grandes brancas do mundo, a Chenin Blanc, nas mãos do competente enólogo Matias Riccitelli.
No alto Rio Negro existe uma história única de variedades de uvas esquecidas. Vinhedos antigos que ainda resistem ao passo do tempo, tesouros que o projeto de Riccitelli na Patagônia pretende redescobrir e trabalhar. Em esta zona há um grande potencial para o aparecimento natural da flor no mosto, pois as condições naturais do ecossistema no entorno assim permitem. Vinhedos cultivados de forma orgânica e natural. Este projeto mostra o grande potencial que tem a Argentina a respeito da produção de vinhos de terroir.
As uvas provém de vinhedos de Semillón e Pedro Gimenez muito antigos, plantados no final dos anos 60, em pé franco, em solos calcáreos provenientes de Allen e Ing. Huergo, duas zonas tradicionais de Rio Negro. Vinhedos de cultivo orgânico e rendimento muito baixo, concentrando os aromas das uvas. As uvas são colhidas na primeira semana de março, de forma manual e colocadas em caixas de 20kg para manter a integridade da uva. As uvas são então selecionadas cuidadosamente à mão. As uvas são desengaçadas dos cachos, e então é feita maceração pelicular por 5 dias, a frio. O vinho é então fermentado em foudres de carvalho francês, com leveduras indígenas, a uma temperatura entre 16º e 18ºC. O envelhecimento biológico, sob véu de flor é feita em barricas usadas de carvalho francês, em uma pequena soleira de 6, 5 e 4 anos. O vinho é engarrafado sem ser filtrado, clarificado, e sem a adição de SO2.
O envelhecimento biológico, sob véu de flor é feito em barricas usadas de carvalho francês, em uma pequena soleira de 6, 5 e 4 anos. O vinho é engarrafado sem ser filtrado, sem ser clarificado, e sem a adição de SO2.
Este vinho de véu de flor vai muito bem com entradas como jamón ibérico, azeitonas verdes, amêndoas e castanhas, frutos do mar "a la plancha" e comida japonesa.
Baixar informações como PDF
Baixar imagem