“Essa variedade foi introduzida nas vinhas do Castelo Pomino em 1855 e, em 1878, recebeu a medalha de ouro na Paris Expo pela qualidade de seus vinhos. Em 1973, Benefizio nasceu de uma vinha localizada a 700 metros acima do nível do mar: o primeiro vinho branco italiano fermentado em barrica. Com a safra de 2005, Benefizio adquiriu a menção Riserva" - Lamberto Frescobaldi. As vinhas Benefizio, entre as mais altas da propriedade, são protegidas por bosques altos e expostas favoravelmente ao sudoeste. As fortes variações de temperatura entre dia e noite acentuam o desenvolvimento de aromas e sua riqueza e elegância. O grande brilho nessas altitudes é um fator importante que contribui para a síntese de aromas e sua complexidade, peculiaridade do Benefizio Pomino.
As uvas Chardonnay foram colhidas à mão com extremo cuidado e atenção. Ao chegar à adega, a prensagem a que foram submetidas era extremamente macia e delicada, permitindo uma boa extração de mosto límpido já no início, mais clarificado após decantação a frio. Os mostos assim obtidos foram colocados em barricas, 50% novos e 50% de segundo uso, onde ocorreu a fermentação alcoólica e apenas parcialmente a malolática.
Posteriormente, o vinho foi envelhecido em madeira sobre as borras por 10 meses, com batonnâge realizada conforme necessário. Após um refinamento adicional na garrafa, o Benefizio Riserva alcançou sua máxima expressão olfativa em termos de elegância e harmonia.
-
Baixar informações como PDF
Baixar imagem