Simboliza o conceito de “cru” do Castelo Nipozzano, nascido das vinhas homônimas plantadas em 1976. Lamberto Frescobaldi comentou sobre esse vinho: “caminhando entre as fileiras de Cabernet e Petit Verdot, meus pensamentos sempre remontam a 150 anos atrás, quando meus ancestrais as plantaram, pela primeira vez, com o desejo de produzir um ótimo vinho. Desde 1983, esse desejo se realiza com o Mormoreto.”
As uvas da vinha de Mormoreto foram colhidas manualmente em caixotes de 15 kg. Após uma primeira triagem dos cachos na vinha, estes foram selecionados ainda mais após a chegada à adega. Essa atenção aos detalhes garante a mais alta qualidade possível. A fermentação alcoólica foi realizada a temperatura controlada e durou 10 dias. A maceração foi definida com base na degustação e terminou em um mês. Após a trasfega, o vinho foi completado com a fermentação malolática.
No final do ano, Mormoreto iniciou seu processo de envelhecimento em barricas de carvalho francês, onde permaneceu por 24 meses, até o engarrafamento. Os 6 meses seguintes em garrafa permitiram ao Mormoreto refinar-se, expressando-se ao máximo de sua elegância e potencial.
-
Baixar informações como PDF
Baixar imagem