Nascido em 1974, das melhores vinhas de Sangiovese do Castello Nipozzano. Lamberto Frescobaldi comentou sobre esse vinho: “a partir desse vinhedo, conhecido desde sempre por Montesodi, por sua natureza pedregosa, o primeiro “Cru” de Chianti Rufina nasceu em 1974. Representa o vinho da minha juventude e minhas melhores lembranças no Castello Nipozzano, um Sangiovese de extrema elegância e vivacidade, capaz de me emocionar mesmo depois de décadas”.
As uvas Sangiovese da vinha de Montesodi, após cuidadoso trabalho na vinha, foram colhidas manualmente em caixas de 15 kg. Mais cuidados e seleção foram feitos na vinícola. Ao chegarem, as uvas foram cuidadosamente verificadas em uma mesa de triagem. Uva após uva, apenas a mais alta qualidade foi escolhida em termos de substâncias polifenólicas e na saúde das uvas. A fermentação foi realizada a temperatura controlada e durou cerca de 10 dias. A maceração foi definida com base na degustação e terminou em um mês. Após a trasfega, o vinho foi ficou pronto com a fermentação malolática.
No final do ano, Montesodi iniciou seu processo de envelhecimento em tonéis de 30 hl de carvalho austríaco e francês, onde permaneceu durante 18 meses, até o engarrafamento. Os 6 meses subsequentes de envelhecimento em garrafa permitiram que Montesodi se expressasse ao máximo de sua elegância e potencial.
-
Baixar informações como PDF
Baixar imagem