A Tenuta CastelGiocondo está situada a sudoeste de Montalcino, a uma altitude de cerca de 300 metros, um ponto ideal para a produção de Sangiovese. A vila de CastelGiocondo tem vista para a propriedade histórica dos Frescobaldi em Montalcino: uma antiga fortaleza construída no ano 1100 para defender a estrada que leva do mar para Siena. A propriedade é uma das quatro primeiras a começar a produzir Brunello di Montalcino nos anos 1800, e sua importância histórica é representada no rótulo de CastelGiocondo pela figura de um condottiere, num famoso afresco do artista sienense Simone Martini. A representação do artista mostra Guidoriccio da Fogliano, comandante das tropas de Siena que, em 1323, liderou o ataque ao castelo de Montemassi, um momento histórico que coincidiu com o início da aventura secular da família Frescobaldi no mundo do vinho.
Os cuidados colocados na vinha, juntamente com as características típicas deste inconfundível terroir, levaram a uma bela colheita. As uvas Sangiovese foram colhidas à mão e, assim que chegaram à adega, foram submetidas a uma seleção escrupulosa. As fermentações ocorreram em tanques de aço inoxidável a temperatura controlada, com bombeamento delicado frequente, especialmente durante os estágios iniciais.
O vinho foi então submetido ao envelhecimento em barricas de carvalho francês e tonéis de carvalho da Eslavônia, onde foi capaz de amadurecer, refinar e equilibrar-se. O Brunello di Montalcino DOCG 2015 CastelGiocondo fica pronto para chegar ao mercado 5 anos após a colheita e somente após mais refinamentos na garrafa.
Aqui podemos acompanhar o clássico cordeiro assado com batatas, ou queijos duros maturados
Baixar informações como PDF
Baixar imagem